segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Astronomia X astrologia

             Para saciar  a popular dúvida  que existe entre a diferença de astronomia e astrologia, vamos           fazer uma reflexão do  fragmento retirado do Livro " PESQUISA NA ESCOLA. O QUE É, COMO SE FAZ,  do autor  Marcos Bagno .


(...) Quando alguém  vier lhe falar de alguma "ciência", portanto, fique logo atento e procure saber quais foram os últimos avanços conseguidos por essa ciência. Se não houve avanços é porque não houve PESQUISA - e se não houve pesquisa é porque não é ciência.
Compare, por exemplo, um livro de astronomia do final do século passado com um livro de astronomia dos dias de hoje. Muita coisa terá mudado: novos conceitos, novas descobertas, novas explicações para fenômenos antes misteriosos... faça o mesmo com um livro de astrologia. Nada mudou de lá para cá! São as mesmas interpretações para os mesmo signos, as mesmas fórmulas  fixas para "explicar" as " influencias"  dos astros. Aliás, quanto mais "antiga" e "tradicional" for a "explicação", melhor. Qual das duas então é uma ciência ? (...) p.18-19

Dúvidas ?

Comentários estão abertos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário