terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pergunta feita em um Mini- Curso :

Por que a Lua parece ser maior quando vista  no horizonte do que quando vista no alto do céu ?


 - Na verdade, a Lua conserva o mesmo tamanho.
Contudo, ao observarmos a Lua quando ela está no horizonte, nós a comparamos  com uma montanha, casa ou árvore que estejam na mesma direção, embora muito mais próximos de nós do que a Lua. Essas são referencias concretas para focalizarmos nosso olho, ao observarmos ambos. Isso nos dá a impressão de que a Lua é maior  do que quando está no alto do céu: nessa segunda situação, não temos nada mais próximo para focalizar e assim nosso cristalino se adapta, como se estivesse observando um objeto muito distante, e temos a sensação de que seu diâmetro é muito pequeno.
Para comprovar que isso é apenas uma ilusão de nossa vista, basta comparar o tamanho da Lua com o tamanho de uma moeda: primeiro, quando ela surgir no horizonte; depois, depois quando ela estiver no alto do céu. Veremos que a moeda encobrirá a Lua a mesma distancia do nosso olho nas duas situações.
A mesma ilusão acontece quando observamos o sol: no poente, ele parece muito maior que quando visto no alto do céu.


resposta retirada do livro: FÍSICA DO DIA-A-DIA (105 perguntas e respostas sobre Física fora da sala de aula) - de REGINA PINTO DE CARVALHO.

Física do dia-a-dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário