segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Morte de uma estrela de massa solar


No século XVIII enquanto pesquisava o céu de França em busca de cometas, Charles Messier assinalou em seu catálogo este fenômeno galático como o número 27 de objetos que definitivamente não eram cometas.
Mas o que é este objecto?
 Hoje dizemos que se trata de uma nebulosa planetária, que é um objeto que resulta da morte de uma estrela de massa solar.
No final da sua vida, as estrelas como o Sol emitem para o espaço o gás das suas camadas transformando-se em anãs brancas enquanto o gás se afasta da estrela que lhe deu origem. A radiação ultravioleta intensa que é emitida pela anã branca é responsável, através da sua interação com o gás, pelo brilho visível do gás que se afasta do objeto central. Conhecida pelo nome popular de Nebulosa do Haltere (devido às primeiras imagens que dela foram captadas), esta nebulosa encontra-se a 1200 anos-luz na direção da constelação da Raposa.

Esta impressionante imagem salienta detalhes dentro da bem estudada-região central, também com detalhes mais tênues do exterior da nebulosa. Inclui imagens de banda-estreita, registadas usando filtros sensíveis à emissão dos átomos de oxigênio, em tons de azul-esverdeado, e átomos de hidrogênio em vermelho.



Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve- Astroboletim n.º 676‏
* Informações e Imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário