terça-feira, 5 de abril de 2011

Esfera Celeste

Esfera Celeste é um termo criado pelos gregos para ilustrar a sensação de estarmos dentro de uma esfera quando observamos o céu.


O Equador Celeste e os pólos Celestes

Imagine agora a Terra envolta pela esfera celeste. Vamos supor que o nosso planeta é um globo transparente, com uma lâmpada no seu centro, e sobre a sua superfície traçamos o equador terrestre. Ao acendermos a lâmpada no seu interior, a linha que marca o equador terrestre lançará uma sombra, ou seja , será projetada sobre a esfera celeste que a envolve.

O equador da Terra, projetado sobre a esfera celeste, é chamado de equador celeste.
A extensão do eixo de rotação da Terra irá "perfurar" a esfera celeste em dois pontos que chamamos de pólos celestes.

Obviamente, a projeção do pólo norte da Terra dá origem ao pólo celeste norte enquanto que a projeção do pólo sul da Terra dá origem ao pólo celeste sul.


Eclíptica

Durante o período de um ano o Sol traça uma trajetória aparente no céu em relação às estrelas fixas (aparentemente fixas , na verdade , porque as distâncias são tão grandes que não observamos seus movimentos ) .

A projeção dessa trajetória aparente do Sol em relação às estrelas sobre a esfera celeste é um círculo que chamamos de eclíptica , ou ainda , podemos
definir a eclíptica como sendo o caminho aparente do Sol sobre a esfera celeste em um ano .

Como o ano tem 365 1/4 dias e o círculo tem 360o , o Sol parece se mover ao longo da eclíptica a uma taxa de, aproximadamente, 1o por dia.

No entanto, sabemos que o eixo de rotação da Terra é inclinado em um ângulo de 23,5o em relação à eclíptica ( inclinação esta  responsável pelas estações do ano ) .

Consequentemente, a eclíptica está inclinada em um ângulo de 23,5o em relação ao equador celeste devido à inclinação do eixo da Terra (lembre-se que o equador celeste é uma projeção do equador terrestre sobre a esfera celeste).

A eclíptica é o plano do nosso Sistema Solar. Ela é o plano onde estão as órbitas dos planetas e planetas anões. Eles pouco se afastam deste plano, com exceção do planeta Mercúrio e do planeta anão Plutão. O mesmo não acontece com os cometas que, em geral possuem órbitas em torno do Sol bastante afastadas do plano da eclíptica.


Retirado do site: http://www.on.br/site_edu_dist_2011/site/conteudo/modulo1/1-descrevendo_ceu/cap1-esfera-celeste/1-esfera-celeste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário