quinta-feira, 24 de março de 2011

Plutão destronado: apenas mais um entre vários "planetas anões"

No dia 24 de agosto de 2006 astrônomos reunidos na Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU) decidiram, após uma série de votações, reconsiderar a definição até então usada que classificava os planetas do Sistema Solar. A razão para isso era muito simples. Novas descobertas astronômicas mostravam a existência de vários objetos que, por suas características físicas, destacavam-se ao serem comparados aos já conhecidos planetas do Sistema Solar. Por exemplo, um desses objetos recém descobertos, agora chamado de Eris, era maior do que o conhecido planeta Plutão! O que fazer? Manter a classificação previamente estabelecida de planetas acrescentando Eris a esse conjunto? Passaríamos então a fazer isso com qualquer novo objeto descoberto no Sistema Solar cujo tamanho se aproximasse de Plutão? Já pensou o tamanho da lista de planetas daqui a algum tempo?

Para estabelecer uma certa tranquilidade na classificação planetária, os astrônomos, sob a égide da IAU, decidiram rever a própria definição de planeta. Não foi fácil. Várias propostas foram feitas e somente após uma série de votações a IAU estabeleceu uma nova classificação para os objetos e planetas pertencentes ao Sistema Solar.


Resolução da IAU: Definição de Planeta no Sistema Solar

As observações atuais estão mudando nossa compreensão de sistemas planetários e é importante que a nomenclatura para esses objetos reflita a nossa compreensão atual. Isto se aplica, em particular, à designação de "planetas". A palavra "planeta" originalmente descrevia "errantes" que eram conhecidos apenas como luzes que se moviam no céu. Descobertas recentes levam-nos a criar uma nova definição, a qual podemos fazer usando a informação científica atualmente disponível.

Resolução da IAU

A IAU, por conseguinte, resolve que planetas e outros corpos no nosso Sistema Solar sejam definidos em três categorias distintas da seguinte maneira:

1. Um planeta (1) é um corpo celeste que:

  • está em órbita em torno do Sol


  • tem massa suficiente para sua auto-gravidade superar as forças de corpo rígido de modo que ele assume uma forma de equilíbrio hidrostático (aproximadamente redonda)


  • limpou a vizinhança em torno de sua órbita
2. Um "planeta anão" é um corpo celeste que:

  • está em órbita em torno do Sol


  • tem massa suficiente para sua auto-gravitação superar as forças de corpo rígido de modo que ele assume uma forma de equilíbrio hidrostático (aproximadamente redonda)(2)


  • não limpou a vizinhança em torno de sua órbita


  • não é um satélite

3. Todos os outros objetos (exceto satélites) (3) que estão em órbita em torno do Sol serão coletivamente citados como "Pequenos Corpos do Sistema Solar"


(1) Os oito planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.



(2) A IAU estabelecerá o processo pelo qual objetos duvidosos serão classificados ou como "planeta anão" ou em outras categorias.



(3) Estes atualmente incluem a maior parte dos asteróides do Sistema Solar, a maioria dos Objetos Trans-Netunianos (TNOs), cometas e outros pequenos corpos.



REPORTAGEM RETIRADA DO SITE:
http://www.on.br/revista_ed_anterior/dezembro_2006/conteudo/planeta-anao/planeta-anao.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário