quarta-feira, 30 de março de 2011

As estações do ano

Por que as estações do ano existem? Elas são a decorrência da inclinação do eixo terrestre que tem 23,5° de inclinação. É errado dizer que no verão a Terra está mais próxima do Sol, e que no inverno ela está mais longe do Sol A diferença de perto/longe é de 5 milhões de Km em 150 milhões de Km.
 
       É correto então afirmar que não importa a distância do Sol com a Terra, mas sim  onde os raios solares incidem. Se  incidem mais é verão e do contrário menos é inverno, por esse motivo a diferente duração dos dias nos estados brasileiros.
Temos quatro estações do ano que acontecem devido ao movimento de translação da Terra, são elas : Primavera, Verão, Outono e Inverno. Há então os solstícios e os equinócios. Os soltícios são de inverno e verão e os equinócios de primavera e outono.
Os solstícios tem um período de 06 em 06 meses que ocorrem as estações inverno e verão. Com isso, num hemisfério os raios solares incidem mais e no outro hemisfério incidem menos. Nos solstícios que ocorre o  famoso Sol da meia-noite. Os equinócios tem um período de 03 em 03 meses a metade dos solstícios, nos equinócios ocorrem a primavera e o outono. Isso se dá, pois nesse período os dois hemisférios são igualmente iluminados pelo Sol.
O dia e a noite ocorrem devido ao movimento de rotação da Terra quando os raios Solares incidem em um lado da Terra  no outro lado é noite e vice-versa.


Equinócio de outono - 20 de março de 2010 às 14h. 32min.
Solstício de inverno - 21 de junho de 2010 às 08h. 28min.
Equinócio da primavera - 23 de setembro de 2010 às 0h. 09min.
Solstício de verão - 21 de dezembro de 2010 às 20h. 38min.
Dados do  site: http://www.on.br/conteudo/modelo.php?endereco=coaa/servicos/anuario_on/Estacoes-do-Ano_2010.pdf


terra e sol na gravura não estão em escala.
imagem do site: http://www.zenite.nu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário