Suas principais características são:
luminosidade: Lsol = 4 x 1033 erg/seg
massa: Msol = 1,98 x 1030 quilogramas
tamanho: diâmetrosol = 1390000 quilômetros
temperatura na superfície: 5800 K
temperatura central :15600000 K
O Sol é uma estrela normal, amarelada e de tipo espectral G2. Atualmente o Sol está localizado na seqüência principal do diagrama H-R.
Na sua fase atual o Sol possui 75% de sua massa formada por hidrogênio e 25% de hélio. Mas , em termos de número de átomos , 92,1% dele é formado por átomos de hidrogênio e 7,8% são átomos de hélio. Todos os outros elementos mais pesados do que o hélio, que chamamos coletivamente de "metais" , representam apenas 0,1% da massa do Sol. No entanto, à medida que o hidrogênio vai sendo convertido em hélio na sua região central pelos processos de fusão da cadeia p-p esta relação percentual vai lentamente mudando ao longo do tempo.
Quanto ao seu tamanho, o Sol pertence aos 10% de estrelas de massa razoavelmente grande que pertencem à nossa Galáxia. Lembre-se que existem muito mais estrelas de pequena massa do que de grande massa. As estrelas da nossa Galáxia têm, em geral, um tamanho médio que é a metade da massa do Sol. No entanto, o Sol é uma estrela "ordinária" uma vez que existem muitas outras similares a ele espalhadas pelas galáxias.
O Sol e o Sistema Solar
Sabemos que o Sol possui um séquito de planetas e satélites que giram em torno dele. Estes conjunto de objetos forma o Sistema Solar, o único sistema planetário que mostra uma grande diversidade de componentes, tais como planetas rochosos, planetas gasosos, cometas, asteróides, etc.
O Sol é o maior objeto de todo o Sistema Solar. Ele contém mais de 99,8% da massa total do sistema que o acompanha. A maior parte da massa restante está contida no planeta Júpiter. Devido a isso o centro de massa do Sistema Solar está localizado bem dentro do Sol.
A rotação do Sol
O Sol não é um corpo rígido como a Terra. Por ter uma estrutura gasosa, o Sol não gira de maneira uniforme. A superfície do Sol na região do equador roda uma vez a cada 25,4 dias. No entanto, próximo aos pólos, a rotação de sua superfície leva cerca de 36 dias. A esta variação da velocidade de rotação damos o nome de rotação diferencial . No entanto, a região central do Sol gira como um corpo sólido.
A estrutura do Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário